Images are copyrighted by their respective owner and you don’t have permission to download them.

Close
Coberturas, Ecotelhados, Lage, Telhados aparentes "águas", Telhados embutidos "planos", Terraço / 12 de janeiro de 2022

Conheça alguns modelos de coberturas!

Chegamos em uma etapa da obra essencial na proteção da propriedade contra as variações do clima, a cobertura. Se bem pensada, ela pode valorizar e muito o projeto, pois os telhados (genericamente podemos chamar assim) funcionam como uma moldura para casas e edifícios. Seu planejamento já está definido no Projeto Arquitetônico e a execução precisa ser muito bem feita para evitar infiltrações, assim como manter a eficiência térmica da residência.

Quando pensamos em coberturas, podemos pensar em telhas de diversos materiais, mas também existem variados modelos estruturais interessantes. A escolha certa pode trazer mais funcionalidade, conceitos estéticos e valor agregado para seu imóvel. Vamos conhecer algumas opções a seguir.

TELHADOS APARENTES “ÁGUAS”
É o tipo de cobertura mais popular no nosso país, muito versátil, está presente tanto em projetos tradicionais quanto modernos. Neste modelo, as telhas ficam bem aparentes e fazem parte da fachada. Conforme o material utilizado nas telhas, adquire um visual que pode ir do popular ao requintado. As partes da divisão destes telhados são chamadas de águas. Sendo assim, essas coberturas podem ter 1 água (uma face de escoamento que se apoia sobre o oitão da casa), 2 águas (duas faces, a forma mais comum e utilizada) ou 3 águas ou mais (geralmente para casa maiores, tendo como característica as cumeeiras e espigões).
TELHADO EMBUTIDO “PLANOS”
Um formato que está ficando muito comum em casas contemporâneas com aspecto mais reto, os telhados embutidos não possuem telhas aparentes. O acabamento também pode ser feito diretamente na lage, com os cuidados necessários. O muro que esconde as telhas ou a base da cobertura se chama platibanda. Por não revelar o telhado, geralmente se usa telhas metálicas ou de fibrocimento que não têm alto padrão de acabamento, pois não ficam visíveis.
LAGE
Este modelo de cobertura tem a finalização diretamente na lage e de forma aparente. É comum em edifícios, projetos residenciais muito modernos e também em casas simples. Nestes casos o fator mais importante é a impermeabilização que deve ser adequada e reforçada. Um fator interessante é que as lages podem ter acesso dos moradores, que de alguma maneira podem usufruir deste espaço.
TERRAÇO
As coberturas com terraço são um passo além da lage, aqui o espaço ganha realmente um ambiente com funcionalidade: piscinas, churrasqueira, área gourmet, jardim… Além das impermeabilizações, guarda-corpos, outros acabamentos e revestimentos se fazem necessários. E nos terraços, para proteger alguns móveis e criar mais aconchego, uma cobertura leve pode ser instalada, geralmente em vidro, metal e madeira vazada (pergolados).
ECOTELHADOS
As coberturas verdes ou ecotelhados são compostos por uma série de camadas que permitem que a vegetação cresça de forma saudável, evitando infiltrações que podem causar danos à estrutura da construção. São uma opção muito procurada por pessoas com preocupação com a natureza e sustentabilidade. Você pode saber mais sobre este tipo de telhado AQUI (https://brunocardosoeng.com.br/2021/09/o-verde-substitui-telhas-tradicionais-nova-opcao-de-telhas-fotovoltaicas/). Também são considerados ecotelhados as telhas fotovoltaicas, pois auxiliam na captação de energia solar, uma fonte limpa e renovável.

Estes são alguns modelos de coberturas, mas há alguns outros mais conceituais e específicos como telhados curvos, telhados transparentes (vidro e policarbonato), telhados tipo chalé (que vão do topo até o solo), telhados invertidos ou borboleta… O fundamental é que as coberturas devem cumprir a função utilitária (impermeabilidade, leveza, isolamento térmico e acústico), estética (forma e aspecto harmônico com a linha arquitetônica, dimensão dos elementos, textura e coloração) e também as questões econômicas (custo da solução adotada, durabilidade e fácil conservação dos elementos).


Esta é a série CONSTRUÇÃO – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER. Estamos falando das diversas etapas, tipos de materiais, técnicas e dicas inteligentes feitas pelo Engenheiro Civil Bruno Cardoso. Estes são alguns assuntos tratados: fundação, concretos, alvenaria, coberturas, telhados, passaremos pelas instalações (hidráulica, elétrica e estrutural), pisos, pinturas, aberturas, revestimentos, metais, louças, até materiais de acabamento. Estamos simplificando alguns termos para aproximar a todos os interessados e curiosos ao universo da construção. Acompanhe nossas matérias e depois, mãos à obra!

Leave a reply

plugins premium WordPress