Images are copyrighted by their respective owner and you don’t have permission to download them.

Close
Cálculos estruturais, Construção, Cuidados, Dimensões, economia, Engenharia, Life, Prevenção, Projeto, Projeto Estrutural, Proteção, Regras de construção / 27 de janeiro de 2022

PROJETO ESTRUTURAL – A importância da etapa dos cálculos estruturais para a Engenharia Civil

Cuidado e atenção são exigências primordiais na concepção do projeto estrutural por engenheiros. A precaução antes de tudo é com a segurança, mas também precisam ser considerados os fatores econômicos e estéticos. A intenção é garantir a elaboração clara e uma boa condução dessa etapa fundamental da construção, atendendo, desta forma, às condições arquitetônicas do projeto.

Quando falamos em Projeto Estrutural, nos referimos ao trabalho que o engenheiro tem de detalhar e calcular as dimensões da estrutura necessária para sustentar uma edificação, composta por vigas, pilares, lajes e fundação. É preciso seguir as normas vigentes, efetuar os cálculos específicos e critérios adequados para cada tipo de estrutura, sinalizando as especificações e medidas de cada elemento. São diversos fatores relatados: quantidade de elementos, os posicionamentos, espessuras, espaçamentos, bitolas das ferragens, planta de formas, tipo de fundação… Tudo isto para a correta execução da estrutura.

O Projeto Estrutural existe para assegurar que toda estrutura possa ter a resistência garantida e que atenda aos esforços solicitantes das cargas que lhe são impostas, A “NBR 6120 – Ações para cálculo de estruturas de edificações” dá o norte para esta etapa, sejam elas cargas permanentes ou cargas acidentais. Um dos passos iniciais também é fazer uma análise introdutória do Projeto Arquitetônico, assim se consegue entender o que o cliente deseja obter da construção, particularidades.

Num passo a passo, o Engenheiro que irá realizar o Projeto Estrutural deve: realizar a fase de concepção (com a escolha da solução estrutural, posicionamento e pré-dimensionamento dos elementos), levantamento das ações (considerando todas as cargas e combinações), análise estrutural (esforços e deslocamentos das combinações) e dimensionar / detalhar todas as peças de acordo com as normas vigentes. A emissão das pranchas com o projeto completo é o último passo para apresentar ao cliente.

Todos os profissionais envolvidos numa construção, carpinteiros, pedreiros, armadores, concreteiras, serralheiros precisarão encontrar de forma clara e objetiva todas as informações neste projeto para realizar suas funções. O Projeto Estrutural traz muitos benefícios, ele é fundamental para qualquer tipo e porte de obra. Seu bom desenvolvimento garante segurança e qualidade nas construções, pois ele alinha informações evitando erros nas instalações, assim como promove o melhor ajuste evitando super e subdimensionamento das estruturas.


Esta é a série CONSTRUÇÃO – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER. Estamos falando das diversas etapas, tipos de materiais, técnicas e dicas inteligentes feitas pelo Engenheiro Civil Bruno Cardoso. Estes são alguns assuntos tratados: fundação, concretos, alvenaria, coberturas, telhados, passaremos pelas instalações (hidráulica, elétrica e estrutural), pisos, pinturas, aberturas, revestimentos, metais, louças, até materiais de acabamento. Estamos simplificando alguns termos para aproximar a todos os interessados e curiosos ao universo da construção. Acompanhe nossas matérias e depois, mãos à obra!

Leave a reply

plugins premium WordPress