O que usar nas aberturas da sua casa, ESQUADRIAS de PVC, alumínio ou madeira?
Portas, janelas e qualquer abertura da sua casa, precisam de uma base, de um acabamento que emoldure esta passagem. O nome dado a estas estruturas que são parte importante da construção de um imóvel é esquadria. São elas também os portões, marcos, caixilhos, venezianas, persianas, gradis e outros. Elas tem esta relevância não apenas pela parte estética, mas também pelo conforto de quem vai usar os espaços. Assim, para garantir uma boa escolha de esquadrias é fundamental estar atento ao dimensionamento, posições, possibilidades do projeto e à escolha de materiais.
O investimento nesta etapa da construção pode significar até 20% do total de uma obra. Então antes de se jogar e comprar qualquer peça simplesmente pelo preço, leve em conta o que você realmente valoriza. As pessoas possuem contato direto com portas e janelas diariamente, lidar com elas e não ter incômodos faz o dia a dia mais fácil. Nada mais irritante que uma janela emperrada, não é mesmo?
Oferecer resistência à sol, chuva, frio e calor, assim como vibrações são características pensadas na fabricação destas aberturas, bem como a proteção contra ruídos externos. Vamos ver em seguida, algumas vantagens e desvantagens de tipos específicos e mais populares de materiais usados em esquadrias: PVC, alumínio e madeira. Todas estas podem ser usadas tanto na parte interna quanto externa da casa. Há outros materiais disponíveis no mercado para serem usados, como o vidro e o ferro. O vidro inclusive é utilizado em conjunto com os destaques que vamos falar, mas sozinho ele tende a funcionar bem para prédios e edificações de grande porte.

As esquadrias de PVC são muito modernas e vem ganhando muito espaço no mercado. Podem ser feitas sobre medidas ou compradas prontas em alguns formatos padronizados. Possuem uma grande diversidade de cores e modelos, inclusive alguns acabamentos imitam a madeira e são muito bonitos.
Vantagens:
São muito leves, facilitando no transporte e na instalação;
São resistentes;
Raramente precisam de manutenção, apenas de limpeza;
Tem ótima vedação, melhor até que as janelas de alumínio;
São ecologicamente corretas pois são feitas de um material que pode ser reciclado;
Desempenho térmico e acústico excelentes;
Desvantagens:
Podem ter o valor mais elevado em comparação com outros materiais;
São mais sensíveis ao sol. Se o PVC não for de qualidade ele pode ressecar ou amarelar com o tempo.

As esquadrias de alumínio são uma das mais utilizadas pelos brasileiros. Possuem ótimo acabamento e uma variedade muito grande. O modelo mais comum é na cor branca, mas há o prata, bronze, cinza e também pode ser personalizado com pinturas eletrostáticas em diversas cores.
Vantagens:
Também são muito leves;
São super resistentes ao tempo e não enferrujam;
São muito fortes, sua durabilidade é considerável;
São versáteis, pois facilmente podem ser moldadas a diferentes tamanhos e vãos;
Possuem baixa manutenção, somente a limpeza;
O preço é menor e mais atrativo;
Desvantagens:
O isolamento térmico e acústico não são muito bons;
Podem apresentar problemas de vedação comparados às esquadrias de PVC.

As esquadrias de madeira são os modelos mais conhecidos, tradicionais e utilizados no nosso país. Atualmente estão perdendo espaço para as esquadrias de PVC e alumínio, mas elas também são muito versáteis. Podem ser pintadas em qualquer cor imaginável, mas também garantem seu charme ao natural, somente com verniz ou tratamento. As madeiras mais utilizadas são a itaúba, ipê, cedro, angelim e eucalipto.
Vantagens:
São populares e de fácil acesso,
Longa durabilidade se bem conservadas.
São resistentes. Tanto que a madeira é utilizada para fazer casas inteiras até,
Fácil manuseio e montagem. Se moldam facilmente a qualquer medida necessária e gostos dos proprietários,
Conseguem dar sofisticação e nobreza à construção dependendo do tipo de madeira escolhida,
Podem ter acabamentos com estilos diferentes: clássico, retrô, rústico, provençal, moderno, minimalista…
Desvantagens:
Difícil limpeza. É preciso ter um cuidado com produtos e umidade. Além disso, quando os modelos possuem muitos detalhes, limpá-los é uma tarefa árdua.
Por ser um material natural, não são muito resistentes à umidade e chuva. Se não forem bem tratadas, as madeiras podem rachar, apodrecer e danificar.
Cupins! Eles podem causar danos à estrutura. Por isto prefira madeiras mais maciças e com tratamento adequado.
Esta é a série CONSTRUÇÃO – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER. Estamos falando das diversas etapas, tipos de materiais, técnicas e dicas inteligentes feitas pelo Engenheiro Civil Bruno Cardoso. Estes são alguns assuntos tratados: fundação, concretos, alvenaria, coberturas, telhados, passaremos pelas instalações (hidráulica, elétrica e estrutural), pisos, pinturas, aberturas, revestimentos, metais, louças, até materiais de acabamento. Estamos simplificando alguns termos para aproximar a todos os interessados e curiosos ao universo da construção. Acompanhe nossas matérias e depois, mãos à obra!
