Images are copyrighted by their respective owner and you don’t have permission to download them.

Close
Construção, Cuidados, economia, Economia, Engenharia, Life, Prevenção, Reforma, regras, Regras de construção / 18 de novembro de 2021

Cuidados que devemos tomar quando pretendemos reformar nosso apartamento

Viver em um apartamento tem diversas vantagens, a segurança é reforçada, geralmente há mais opções de lazer, também é mais econômico, visto que muitos serviços estão incluídos na sua taxa de condomínio como limpeza, dedetização, manutenção das áreas externas e, em alguns casos, gastos de água e luz são compartilhados. Perfeito! Entretanto, seja quando você irá fazer uma mudança para começar a viver em um prédio ou quando o tempo exige alguns reparos, mesmo que o local seja super bem construído, ou até mesmo por questões estéticas, as reformas exigem uma atenção especial.

Não basta contratar um faz tudo e somente conversar com os vizinhos avisando que terá um pouco de barulho para manter uma diplomacia e bom relacionamento. Claro que isto é importante. A administração do condomínio obviamente deve ser avisada, os prazos de início e término da obra devem ser estipulados e os horários de trabalho devem ser obedecidos. Mas antes de tudo você precisa de um laudo técnico para sua segurança e para mostrar ao síndico. Toda obra tem as suas exigências específicas, assim, para conduzir as ações neste tipo de projeto, foi criada a NBR 16280, uma norma técnica que direciona as reformas em apartamentos.

Mas o que é uma norma técnica e porque segui-la? É uma espécie de manual de instruções para assegurar reformas bem sucedidas e seguras. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma organização sem fins lucrativos que representa a Organização Internacional de Padronização (ISO), ela aprova estas normas afim de padronizar os trabalhos técnicos. Assim o desempenho e a qualidade final fica melhor e os riscos potenciais são reduzidos ou eliminados. A NBR 16280 tem o objetivo de regulamentar então as atividades relacionadas à reformas em edificações.

Fazer alterações em um prédio exige responsabilidade. Esta norma citada acima foi publicada dois anos após o desabamento do Edifício Liberdade no Rio de Janeiro, de 20 andares, e de mais dois prédios que ficavam ao lado, em 2012. O acidente ocorreu por irregularidades em uma reforma. Um dos pontos chave que desde lá se exige é a atribuição de responsabilidade a um arquiteto e urbanista e/ou engenheiro responsável técnico pelo projeto e pela obra. Este responsável irá definir todos os processos do antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou em uma unidade, garantindo que nada irá alterar ou comprometer a segurança da edificação ou de seu entorno. Precisa ser emitido este laudo técnico assinado que necessita ser submetido à análise da construtora/incorporadora e do projetista. Segurança sempre em primeiro lugar.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) sugere as seguintes medidas para o ANTES, DURANTE E DEPOIS que o responsável pela edificação deve seguir, veja abaixo:

Deixe um comentario