TIJOLOS – Um dos materiais mais importantes na construção
Os tijolos são um dos grandes protagonistas na construção civil, um dos mais antigos, compartilhando com as pedras, concreto e aço este espaço imaginário onde praticamente não conseguimos imaginar uma obra sem um deles. Há algumas variedades, mas seus principais benefícios, em geral, são que eles possuem resistência a intempéries, são eficientes na questão ambiental, econômicos e versáteis.
O material mais comum utilizado para a fabricação é a argila, porém eles podem ser fabricados também a partir de areia, xisto macio, ardósia, silicato de cálcio, cimento, concreto entre outros elementos. No processo, depois de formada uma massa homogênea com os materiais escolhidos, se realiza a sua queima em altas temperaturas (cerca de 900ºC no caso da argila), a fim de tornar os tijolos endurecidos.
Escolher o tijolo ideal para a sua obra é muito importante para garantir o conforto e a segurança da edificação, além de ser determinante para o estilo do projeto. Recomendamos sempre debater com o engenheiro responsável e o arquiteto, levando em consideração a resistência do material, o clima da região, o orçamento e a sua real necessidade com o projeto. As principais variedades disponíveis são os TIJOLOS CERÂMICOS, TIJOLOS DE CONCRETO, TIJOLOS DE CONCRETO CELULAR, TIJOLOS ECOLÓGICOS, ADOBE E TIJOLOS DECORATIVOS. Veja abaixo, um comparativo com vantagens e desvantagens dos 2 principais tipos, os CERÂMICOS e os de CONCRETO.

É o modelo mais comum, possuem uma cor clara (quando cozido) ou mais escura (recozimento). A principal vantagem é que absorvem menos água e são fáceis de serem transportados na obra. Existem em vários tamanhos e com uma grande diversidade de furos. Os mais conhecidos são os de 6 e 8 furos (tijolo baiano), porém podem assumir muitos outros formatos. A maioria dos tijolos cerâmicos são de vedação e não sustentação. Explicando melhor, eles servem para dividir ambientes, criar privacidade. Este é o motivo que permite derrubarmos paredes internas de tijolo cerâmico sem comprometer a estrutura da casa. Também existem tijolos cerâmicos com formato diferenciado que podem ser usados para a criação de estrutura (certifique-se sempre com o seu engenheiro). Além destes, há as peças especiais para a criação de lajes, excelente escolha por oferecerem bom conforto térmico e quanto ao custo-benefício. Nas desvantagens, podemos falar da fragilidade de alguns tipos, pouco isolamento acústico e a a falta de padronização entre as peças. Este grupo possui mais alguns tipos específicos:
– Tijolo Baiano: o 8 furos, um dos mais utilizados, com ranhuras para melhor aderir a argamassa.
– Tijolo Laminado: também conhecido como tijolo 21 furos, de aspecto liso e bonito acabamento.
– Tijolo Maciço: do estilo tijolo à vista, não necessita receber revestimento, possui aspecto rústico.
– Tijolo Refratário: ideal para lareiras e churrasqueiras, muito resistente ao calor.

Os blocos ou tijolos de concreto são mais resistentes que os tijolos cerâmicos, e são muito usados em obras de maior porte como prédios. Na composição: cimento, areia, agregados, aditivos e água. Podem ser usados apenas como vedação, mas muitos optam pelos blocos estruturais (não exigem o uso de vigas ou pilares). Vantagens desta escolha são a alta resistência e o menor desperdício do material, assim como a padronização das peças e o melhor isolamento acústico. Entretanto, absorvem mais umidade (exigem uma maior impermeabilização), e outra desvantagem em relação aos tijolos de cerâmica é menor isolamento térmico.
Estes são os tijolos mais utilizados na construção civil. Em próximas publicações falaremos mais das opções alternativas que são ainda mais ecológicas e também das opções de tijolos decorativos, como os de vidro. Agora você já tem uma boa noção de como escolher este importante material para sua obra.
Esta é a série CONSTRUÇÃO – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER. Estamos falando das diversas etapas, tipos de materiais, técnicas e dicas inteligentes feitas pelo Engenheiro Civil Bruno Cardoso. Estes são alguns assuntos tratados: fundação, concretos, alvenaria, coberturas, telhados, passaremos pelas instalações (hidráulica, elétrica e estrutural), pisos, pinturas, aberturas, revestimentos, metais, louças, até materiais de acabamento. Estamos simplificando alguns termos para aproximar a todos os interessados e curiosos ao universo da construção. Acompanhe nossas matérias e depois, mãos à obra!