Images are copyrighted by their respective owner and you don’t have permission to download them.

Close
Cuidados, Engenharia, Life, Prevenção, regras, Regras de construção, Sem categoria, Série de engenharia / 19 de agosto de 2021

FUNDAÇÃO – Quais são os principais tipos?

Sem dúvidas, a parte mais importante da construção é a fundação. É ela que irá garantir a estabilidade para todos os outros processos que a obra irá receber. Nesta etapa é que fica definido pelo engenheiro qual o tipo de fundação mais adequado, levando em conta o porte e a forma do projeto para que o imóvel tenha durabilidade, resistência e segurança. São diversas as técnicas que o profissional responsável pode optar, então queremos apresentar a você algumas delas para que fique mais familiarizado com o assunto.

Bem direto ao ponto, a fundação é aquela estrutura que suporta principalmente o peso (carga) dos materiais, transmitindo a pressão destes carregamentos para serem distribuídos no solo, seja na construção de casas, prédios e qualquer outra edificação independente do tamanho. Por isto é uma das primeiras etapas a serem definidas! Mas não é somente o peso da construção em si que ela precisa aguentar, também tem que suportar as forças naturais (temperaturas extremas, vento, chuva, movimento do solo…), sobrecargas e empuxos, por exemplo. Para determinar qual tipo mais adequado, é levado em consideração os tipos de solo, materiais a serem utilizados, peso da edificação, projeto estrutural…

Concreto geralmente é o elemento predominante nas fundações, mas elas podem ser construídas com a combinação de diversos materiais. A compatibilidade correta de elementos como as ferragens e o traço de concreto adequado asseguram a estabilidade, longevidade e força estrutural. Há as fundações rasas (DIRETAS) e as profundas (INDIRETAS); dentro destas categorias ainda podem haver outros tipos. Vamos conferir os principais:

FUNDAÇÕES RASAS OU DIRETAS
Possuem melhor custo benefício para construções de até 2 pavimentos de médio porte. A profundidade é igual ou inferior a 3 metros. Suas escavações são feitas geralmente de forma manual e praticamente todas possuem o concreto armado (combinação de concreto e aço) como composição. Algumas delas são:

• SAPATA ISOLADA
Formato: vigas com bases largas (sapatas), em geral, tipo pirâmide ou retas, são quadradas ou retangulares.
Recomendação: para solos firmes e resistentes.
• SAPATA CORRIDA
Formato: toda extensão das paredes, concreta-se uma vala superficial e contínua de concreto armado. Aqui as cargas são distribuídas horizontalmente.
Recomendação: edificações com vãos pequenos, muros, paredes de reservatórios e piscinas.
• RADIER
Formato: uma grande lage de concreto armado reforçado por toda a extensão da construção que é feita exatamente em cima desta.
Recomendação: solos de alta resistência.

FUNDAÇÕES PROFUNDAS OU INDIRETAS
Para solos instáveis, com baixa resistência, ou obras muito grandes que depositam muita carga no terreno, onde a necessidade de transferência de carga pela fundação será feita pela base e pela superfície lateral. Por este motivo elas são profundas, de modo a atingir camadas do solo com maior capacidade de compressibilidade. A maioria destas técnicas são feitas com o auxílio de equipamentos de escavação ou cravação. Confira alguns tipos:

• TUBULÕES
Formato: cilíndrico, são construídos concretando-se um poço aberto no terreno (revestido ou não), e geralmente possui base alargada. A diferença das estacas, além do tamanho e profundidade, é que necessita de um operário para concluir a etapa final de escavação ou limpeza do solo. Há também dois tipos básicos: tubulões a céu aberto e tubulões a ar comprimido (falaremos mais deles em próximas publicações). Aqueles que são no formato quadrado são chamados de Caixões.
Recomendação: solos com baixa resistência ou com abundância de água.
• ESTACAS
Formato: elementos estruturais com mais de 3 metros de profundidade, em geral. Podem ser de diversos tipos: metálicas, de madeira, pré-moldadas, feitas com broca in loco e preenchidas com concreto, Franki, Strauss, escavadas/estacão e muitas outras. As estacas também ganharão um especial exclusivo nas nossas publicações.
Recomendação: solos pouco resistentes como aterros, por exemplo. E para edificações de grandes dimensões.


Esta é a série CONSTRUÇÃO – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER. Vamos falar das diversas etapas, categorias de materiais, técnicas e dicas inteligentes feitas pelo Engenheiro Civil Bruno Cardoso. Vamos falar da fundação, concretos, alvenaria, coberturas, telhados, passaremos pelas instalações (hidráulica, elétrica e estrutural), pisos, pinturas, aberturas, revestimentos, metais, louças, até materiais de acabamento. E iremos simplificar alguns termos para aproximar a todos os interessados e curiosos ao universo da construção. Acompanhe nossas matérias e depois, mãos à obra!

Deixe um comentario