CONCRETO – O material mais utilizado nas construções
Dando sequência na nossa série CONSTRUÇÃO – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER, após as noções básicas sobre FUNDAÇÕES, vamos falar daquele componente essencial que dá corpo a elas e que está presente em 90% das casas do Brasil e do mundo: o CONCRETO! Não mais importante que qualquer outro elemento, essa mistura é uma das mais usadas no ramo da construção civil. Sua popularidade é devido às aplicações versáteis, durabilidade, economia e alta resistência. A composição aparentemente simples também é um fator que ajuda no seu protagonismo. Sua mistura é feita com cimento, pedras, areia, água, aditivos e adições (produtos para melhorar o desempenho do concreto).
O concreto é responsável por dar desenho ao projeto de duas formas: estrutural e não estrutural. A estrutural faz a necessidade em oferecer resistência a uma edificação, o suficiente para mantê-la em pé. A forma não estrutural é chamado concreto magro, usado em partes não fundamentais para a estrutura, de menor resistência.
Para um bom concreto, fique atento em algumas situações:
• procure por cimentos de marcas confiantes;
• sempre utilizar por pedras e areias limpas;
• no caso de grande insolação, antes de usar as pedras umedeça-as;
• preze sempre por usar água limpa;
• fique atento ao produzir a mistura, cuidado com o transporte, seu lançamento, adensamento e também à cura do concreto.
Com estas observações, percebe-se que o concreto está longe de uma simples mistura. Cada situação exige adequações, assim sua multiplicidade demanda cuidados determinados que refletem no resultado do concreto. Estruturas mais complexas, pedem misturas específicas. Como nossa intenção é simplificar alguns conceitos sobre construção, vejam algumas variações que possuem características peculiares:

Utilizado mais em obras civis, é aquele que é geralmente produzido por uma betoneira.

É aquele que alcança maiores distâncias na sua aplicação. De maior fluidez. De menor densidade, agregados leves, como argila expandida, vermiculita, isopor ou EVA. Ou ainda pela incorporação de bolhas de ar no concreto.

É obtido pela ação de aditivos superplastificantes, com fácil bombeamento, de grande resistência, durabilidade e com excelente homogeneidade. Possui a característica de fluir bem dentro de formas.

Os pré-moldados são lajes, pilares, paredes e vigas, sempre mais utilizadas, pois, trazem agilidade e reduz riscos e custos. Os pré-fabricados podem ser feitos no próprio local da obra. Com os devidos equipamentos. Definido por um material confeccionado externamente, mas de forma industrial, atende a padrões mais rigorosos de controle de qualidade.
———————————————————————————————————————————–
Esta é a série CONSTRUÇÃO – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER. Estamos falando das diversas etapas, tipos de materiais, técnicas e dicas inteligentes feitas pelo Engenheiro Civil Bruno Cardoso. Estes são alguns assuntos tratados: fundação, concretos, alvenaria, coberturas, telhados, passaremos pelas instalações (hidráulica, elétrica e estrutural), pisos, pinturas, aberturas, revestimentos, metais, louças, até materiais de acabamento. Estamos simplificando alguns termos para aproximar a todos os interessados e curiosos ao universo da construção. Acompanhe nossas matérias e depois, mãos à obra!
