Infiltração – Os riscos para a saúde da sua família e do seu imóvel
De repente, em um canto próximo ao rodapé aparece uma mancha escura. Em pouco tempo, surgem também algumas bolhas na pintura e até escamação do revestimento. Provavelmente é ela que chegou, para o seu incômodo, a infiltração. Não necessariamente acontece na parede, pode ser no teto, em lages ou pisos, mas uma coisa é certa: descobrir e tratar a origem do problema o mais rápido possível é a melhor solução.
Acabar com a infiltração previne a ocorrência de problemas respiratórios em sua família por conta da proliferação de fungos e bactérias que surgem em função da umidade. Quem também se beneficia é a sua propiedade, pois corrigir as causas da infiltração em uma edificação evita o perigo gerado com a deterioração dos elementos estruturais que em casos extremos leva ao colapso da área.
Sinais, tipos e motivos
Geralmente, sem a ajuda profissional, conseguimos observar infiltrações geradas de duas formas: a proveniente de intempéries e de condensação.
- Em dias de chuva, fique atento a telhas quebradas, calhas entupidas e vedação de aberturas.
- Em imóveis mais antigos, inspecione rachaduras e se não há canos com vazamentos (os de água e também de esgoto). O gotejamento é um indício.
- Procure por falhas nos rejuntes de banheiros e áreas molhadas como pias da cozinha e tanques na lavanderia.
- Observe se há mofo, manchas de umidade e mal cheiro.
- Veja se há boa circulação de ar para que os vapores sejam totalmente eliminados. Quando o vapor d’água entra em contato com superfícies frias, ele volta a ser líquido e seu acúmulo frequente favorecem os fungos, mofo e por consequência danos.
Um engenheiro especialista em obras, além de diversas outras causas, irá observar as infiltrações por pressão negativa e por capilaridade, por exemplo. A primeira é proveniente da face contrária à superfície (cômodo abaixo do nível da rua, vazamento em apartamento vizinho, água empoçada na laje e por aí vai) acusando falhas na impermeabilização durante o processo de construção. A segunda ocorre por consequência da umidade presente no solo que, de tão grande, consegue permear entre os materiais da construção, infiltrando por capilaridade, por isto tem este nome.
Portanto, não pense apenas na questão estética, para evitar complicações mais graves como comprometimento da parte elétrica, como curtos-circuitos e choques, corrosão das estruturas metálicas da fundação e problemas de sustentação ou colapso. Realize a correção das infiltrações. Esta patologia pode ser mais grave que uma apenas mancha na parede. A maneira mais segura é entrar em contato com um profissional capacitado que fará um laudo e solucionará de maneira efetiva a situação. Tenha certeza que será mais econômico também, pois gastos com reparos paliativos podem ser constantes e ineficazes.