Images are copyrighted by their respective owner and you don’t have permission to download them.

Close

A construção tem um leque muito grande de etapas. Ao chegar nos complementos metálicos para banheiros, lavabos e cozinhas, as possibilidades de escolhas que destacam a personalidade e estilo são cada vez maiores. Os ambientes ganham com torneiras diferenciadas, são literalmente peças de design com marcante presença na decoração. Além de funcionalidade, o apelo estético a cada dia ganha mais potência. Se bem escolhidos e planejados, estes elementos darão a assinatura, o requinte e o toque final à composição. Nunca esquecendo que a durabilidade é um dos fatores mais significativos pela opção aos metais.

Eles sempre trazem nobreza nos detalhes das edificações, há variações entre as cores prateadas (cromadas e mais populares), ocre e ouro, além de acabamentos brilhantes, foscos ou acetinados. Tenha atenção às combinações e procure não variar dentro de um ambiente. Atualmente, muitas pessoas estão optando por metais que vão do dourado, passando pelo bronze/cobre chegando até o rosê gold. É uma tendência que traz muito glamour e sofisticação. São usados tanto em banheiros quanto em cozinhas.

Outra tendências com relação a cores, são os metal black ou noir. Os decoradores adoram devido a sua neutralidade e versatilidade nas combinações com outros elementos, como os revestimentos cerâmicos multicoloridos e pedras. Eles evitam a poluição visual e enchem de estilo e personalidade os ambientes. Mas fique atento ao planejamento para evitar comprar peças não adequadas. Preste atenção nas seguintes dicas:

TORNEIRAS
Analise a altura da torneira em relação a cuba e também o comprimento da bica. Se for para a cozinha, leve em consideração ainda que quanto mais alta ou flexível, melhor será o conforto na hora de lavar grandes utensílios. Em banheiros e lavabos, verifique se há espaço suficiente para lavar as mãos e realizar movimentos sem que a água se espalhe muito na pia.
MODELOS VARIADOS
O mercado oferece uma infinidade de combinações e funções, algumas bem tecnológicas e até mais sustentáveis e econômicas em relação ao uso da água. Procure por aquela que melhor corresponda às suas expectativas. Algumas torneiras podem ter extensor flexível, filtro acoplado, bica móvel, jatos diversos, sensor de acionamento por movimento, temporizador…
MISTURADORES
É fundamental observar se é necessário uma torneira simples, ou um misturador. Este nome é dado para aquelas peças preparadas para receber água quente e fria. Podem ser acionados em dois elementos separados ou o por monocomando (conforme o lado que for girado, aciona tanto a água fria quanto a quente em uma única peça).
DUCHAS E CHUVEIROS
Definitivamente eles dividem o local de destaque com as torneiras nos banheiros. Eles são elegantes e variam muito em opções. Há os modelos para parede e para o teto, prefira sempre os modelos com design mais arrojado e maior boca de vazão / espalhador, você não irá se arrepender. Observe também se há tubo de conexão com a parede e qual o acabamento dele. Quanto mais longo o tubo, maior a distância entre o jato de água e a parede. Falaremos mais sobre chuveiros em uma próxima publicação.
ACABAMENTOS
São aqueles metais que disfarçam os registros e válvulas hidráulicas. Há os mais diferentes formatos, por isto sempre observe se eles seguem a mesma linha dos metais mais encorpados, como as torneiras e chuveiros. Observe também a ergonomia para manuseio de abrir e fechar. É importante que não sejam desconfortáveis, escorregadios nem resistentes ou presos demais.
ACESSÓRIOS
Estes são os elementos mais diversos. São os kits que possuem geralmente: porta-toalha, argola, saboneteiras, cabides, prateleiras, porta-papel higiênico, lixeiras e por aí vai… Nas cozinhas existem também as barras para pendurar objetos, por exemplo. Podem assumir estéticas que vão dos mais retos, descolados e contemporâneos, passando pelos clássicos ou vintage. Fique atento aos materiais de boa qualidade, pois como são expostos à umidade, precisam ser resistentes, evitando o aparecimento de ferrugem com o tempo. Também tenha todas as medidas e referências de posicionamento para evitar possíveis erros de cálculo e a compra de materiais grandes ou pequenos demais.
Então já sabe, quando for planejar a construção ou reforma do seu imóvel, seja criativo e incorpore muita personalidade com o uso dos metais mais adequados. Lembre-se também de efetuar as limpezas corretas. Tenha cautela com produtos abrasivos ou químicos, pois podem danificar as peças e perder o brilho dos cromados.

Deixe um comentario